Quando fui a Novalja: Agosto de 2010
Quanto tempo: 3 dias
Sem dúvida nenhuma e sem medo de errar: quer diversão? Vá para a Croácia. Claro, existem outros inúmeros destinos recomendáveis, mas as paradisíacas ilhas croatas com as suas vibrantes baladas eram o novo point do verão europeu quando fui pra lá em 2010, e pelo jeito continuam fazendo sucesso entre os baladeiros.
Passei oito dias em diversas cidades do país, como a badalada Hvar, mas foram três noites em Novalja, na ilha de Pag, que pode até ser considerada a nova Ibiza. Muitos conhecem o local apenas como Zrce Beach, praia onde ficam as famosas baladas à beira-mar. Novalja ainda era um novo point do verão europeu naquela época, e segue atraindo muita gente. Todo ano durante julho e agosto milhares de jovens migram para lá em busca das festas.
Por ser um lugar que ainda não era explorado por muitos, o nível do público estava bem selecionado. Na estatística feita por nós mesmos, croatas e eslovenas foram as nacionalidades (em quantidade e em qualidade) mais encontradas por lá. Claro, também há muitas italianas (pela proximidade geográfica). Mas nada se compara à babilônia que se tornou a popular Ibiza, lugar mais do que manjado do verão, onde podemos encontrar hordas de ingleses, escoceses, brasileiros, italianos, americanos, entre outras coisas mais.
Outro ponto positivo para Novalja: o preço das coisas ainda era baixo comparado aos outros lugares (cerca de 3 euros por uma cerveja long-neck dentro da balada). O pequeno centro de Novalja ainda estava em crescimento, mas já existiam boas opções de restaurantes, bares e supermercados. Por outro lado, havia dificuldades para transporte e hospedagem.
TRANSPORTE:
Quando fui, eu morava em Londres, então peguei um voo da Ryanair de lá para Zadar, cidade que tem o aeroporto mais perto de Novalja. De todas as viagens que eu fiz, essa talvez tenha sido uma das com menor planejamento. Chegando na Croácia, a primeira missão era saber se valeria a pena alugar um carro. Por economia, optamos por não pegar, mas pela comodidade é uma opção que deve ser considerada. Dormimos uma noite em Zadar, e no dia seguinte pela manhã fomos até a rodoviária, compramos a passagem na hora mesmo, e após cerca de uma hora e meia de ônibus (8 euros) chegamos a Novalja.
O grande problema da cidade naquela época era o transporte. Em 2010, existiam raríssimos táxis na ilha, e os ônibus entre o centro e Zrce Beach eram pouco freqüentes durante a noite. No entanto, atualmente a circulação de ônibus melhorou bem neste trajeto durante o verão, e a volta da balada para o centro ficou mais fácil, mesmo de madrugada. No nosso caso, tivemos dificuldades para circular entre o apartamento que ficamos e a praia onde acontecem as festas. O aluguel de um carro teria sido uma ótima alternativa.
HOSPEDAGEM:
A falta de estrutura foi um empecilho em um local em desenvolvimento. Não existia hostel (albergue) por lá. Hotéis eram poucos, por isso, com preços altíssimos. A solução foi alugar apartamento através de anúncios em alguns sites na internet, negociando direto com os donos (vale lembrar que ainda não existia Airbnb). O problema era: as boas opções se esgotavam com vários meses de antecedência. Fechamos um apartamento (Apartmani Nada) até que legal um mês antes de viajar, por 60 euros a diária para três pessoas, mas a localização não era das melhores. Ficava em Stara Novalja, bairro que não possui transporte público nem para o centro e nem para Zrce Beach. Com isso, dependíamos dos poucos táxis para fazer o trajeto. Atualmente, a estrutura por lá está melhor, então existem mais opções de hospedagem, mas o aluguel de apartamentos continua sendo bem comum e uma ótima opção.
– FAÇA AQUI A SUA RESERVA PELO BOOKING.COM OU HOSTELWORLD.COM
FESTA:
Vamos ao que interessa: Zrce Beach. Lá é onde o bicho pega. A praia de pequenas pedrinhas (sim, areia é sonho) com um belo visual é o ponto de partida para o dia de festa. Depois de aproveitar o sol e o mar, é hora de ir para a balada. O principal club é o Papaya, mas também existem outros por ali, como o Aquarius e o Kalypso. Pagamos apenas 110 kunas (ou 15 euros) pelo ingresso válido por quatro dias no Papaya, incluindo tardes (das 16h às 20h30) e noites (23h às 6h). Aproveitamos três dias de festa (quinta, sexta e sábado) durante o After Beach Festival, evento que reuniu o DJ David Morales, The Shapeshifters e Dirty South, e o negócio foi bem bom.
Na época, me arrisquei a dizer que o Papaya era a melhor balada que já tinha ido em minha vida, em todos os sentidos: estrutura, público, ambiente, música, etc… Espaço grande, lotado, mas sem empurra-empurra, vários bares, piscinas e, claro, loiras e pegação. Ahhhh, o verão!!! Vale dizer que a Croácia ainda é um dos lugares da Europa que é vantagem dizer que você é brasileiro. Diferentemente de outros países, como Inglaterra, Espanha ou Portugal, onde muitos brasileiros da pior espécie possível já invadiram e queimaram o nosso filme.
Resumindo a rotina dos três dias em Novalja: acordar, passar no centro para comer e começar o esquenta, ir para a praia de Zrce, balada no Papaya à tarde, voltar para o apartamento, tomar banho, se arrumar, continuar bebendo, ir novamente para a balada no Papaya à noite e tentar voltar para o apartamento de madrugada ou no dia seguinte cedo.
IMPERDÍVEL:
– O Papaya, em Zrce Beach, definitivamente é uma das melhores baladas que já fui, em vários aspectos.
– Em 2010, cerveja a 3 euros dentro da balada era um ótimo preço se comparado com a média do resto da Europa.
– Alugar um carro ou ficar hospedado no centro facilita muito a locomoção em Novalja, já que o transporte público era limitado na época.
QUER SABER MAIS SOBRE NOVALJA ? ACESSE TAMBÉM: