Você curte viajar e apreciar o mundo animal? “Bora Viajar Agora” elaborou um ranking dos dez lugares com animais já visitados, levando em consideração a natureza, a preservação e a beleza do cenário, mas também a experiência específica deste viajante e tudo que envolveu a ida até o destino. É importante citar que só consideramos lugares com turismo responsável, repudiando qualquer atividade ou atração que maltrate o bem-estar das espécies, fauna ou vida selvagem. E veja bem, vale deixar claro que esse é o top 10 Vida Animal que eu já fui, então, obviamente não são todos os melhores do mundo, já que tem muito lugar que eu ainda preciso ir. Bora conferir…
10º) TARTARUGAS em ZANZIBAR (Tanzânia)
Dezenas de tartarugas gigantes, grandes mesmo, a mais velha delas com quase 200 anos de idade, vivem na Prison Island, ou Changuu, em frente à ilha de Zanzibar, na Tanzânia. Esta pequena ilha, onde antigamente foi construída uma prisão, conta também com bonita praia e pode ser visitada em uma passeio a partir de Stone Town. Confira o post sobre Zanzibar.
9º) PRAIA DOS MACACOS em KO PHI PHI (Tailândia)
A Monkey Beach, ou Yongkasem Bay, é uma das paradas da maioria dos tours para a famosa praia de Maya Bay, que fica na ilha de Ko Phi Phi, um dos principais destinos turísticos da Tailândia. Nesta praia paradisíaca, dezenas de macacos vivem e “interagem” com os turistas, tentando pegar frutas, garrafas de água ou até mesmo objetos pessoais. Confira o post sobre Ko Phi Phi.
8º) SAFÁRI no CHOBE (Botswana)
A principal diferença deste safári é que uma parte é feita de barco no Rio Chobe, em uma área onde os animais ficam concentrados em busca de água durante a seca. O parque nacional Chobe, no norte de Botswana, perto da fronteira quádrupla, com Namíbia, Zâmbia e Zimbábue, tem a maior concentração de elefantes da África, com cerca de 50 mil deles. Confira o post completo sobre o Chobe.
7º) ELEFANTES em CHIANG MAI (Tailândia)
Na Tailândia, principalmente nos arredores da cidade de Chiang Mai, existem diversos santuários de elefantes. Esses locais cuidam dos animais na natureza e permitem a interação com os turistas, que podem dar comida na boca e banho no rio. Mas é importante escolher bem onde fazer o passeio, pois há lugares que maltratam os elefantes. Confira o post completo sobre Chiang Mai.
6º) MERGULHO nas ILHAS GILI (Indonésia)
Um dos principais destinos turísticos do Sudeste Asiático, as Ilhas Gili, perto de Lombok e Bali, têm ótima vida marinha. No mergulho de cilindro por lá, vimos pequenos tubarões, arraias, moreias, lagostas, muitas tartarugas e várias espécies de peixes. Um cenário paradisíaco no mar de água cristalina que proporciona bons visuais também para quem faz snorkel.
5º) SAFÁRI no MASAI MARA (Quênia)
É o parque mais famoso do Quênia, com área de 1.510 km2. É uma reserva nacional com grande biodiversidade, que proporciona um dos melhores safáris da África, de fácil acesso a partir da capital Nairóbi. O Masai Mara faz fronteira com o Serengeti, na Tanzânia, onde também acontece a Grande Migração anual de milhões de animais. Confira o post completo sobre o Masai Mara.
4º) SAFÁRI no SERENGETI (Tanzânia)
O Serengeti National Park é o mais famoso e segundo maior parque nacional da Tanzânia, com área de quase 15 mil km2 e uma enorme variedade de espécies. Uma das grandes atrações do Serengeti, que significa “planície infinita”, é a Grande Migração, evento anual em que milhões de gnus, zebras e outros bichos se deslocam juntos em busca de água e comida. Confira o post completo sobre o Serengeti.
3º) GORILAS em BWINDI (Uganda)
Em apenas três países do mundo é possível fazer o tracking de gorilas: Uganda, Rwanda e República Democrática do Congo, que fazem fronteira. Fizemos em Uganda, mais precisamente na Floresta Impenetrável de Bwindi. Caminhar no meio da mata e estar frente a frente com uma família de gorilas em seu habitat natural, na África, é uma oportunidade rara. Confira o post completo sobre Bwindi.
2º) MERGULHO na BARREIRA DE CORAIS E BLUE HOLE (Belize)
Com 300 quilômetros de extensão, a Barreira de Corais de Belize é a segunda maior do mundo, um paraíso subaquático para fazer mergulho de cilindro ou snorkel, com grande vida marinha, incluindo tubarões e arraias. Por ali, também fica o Blue Hole, um enorme atol no meio do mar do Caribe. A ilha de Caye Caulker é a base para explorar. Confira o post sobre Belize e o Blue Hole.
1º) SAFÁRI em NGORONGORO (Tanzânia)
Dos safáris que fizemos, foi o local com a maior concentração de animais que vimos. A Cratera de Ngorongoro fica no Norte da Tanzânia, a 180 km da cidade de Arusha, o ponto de partida para o passeio. Com 19 km de diâmetro, esta cratera é a maior caldeira do mundo de um vulcão desmoronado, fato que aconteceu há 2,5 bilhões de anos, deixando um espaço gigantesco que hoje abriga muitos leões, búfalos, gnus, zebras, elefantes, hipopótamos… Por contar com quase a totalidade de espécies, é considerada a Arca de Noé da África Oriental. Confira o post completo sobre o safári em Ngorongoro.E aí? Concordam? Discordam? Mudariam a ordem? Acrescentariam ou tirariam alguma desta lista? Comentem à vontade e deixem aqui as suas opiniões!
Além dos lugares com animais e natureza que eu ainda nunca fui, também ficaram fora do top 10 outros bem legais que eu já conheci e poderiam perfeitamente entrar nesta disputa. Aqui vão alguns: Mergulho em Arraial do Cabo (Brasil), Mergulho em Utila (Honduras), Chimpanzés na floresta de Kibale (Uganda), Santuário de rinocerontes Ziwa (Uganda), Safári em Murchison Falls (Uganda), Macacos no Rochedo (Gibraltar), Mergulho em Pulau Perhentian (Malásia), Floresta dos Macacos em Ubud (Indonésia)…